Grupo de Estudos Sobre Raça e Ações Afirmativas

Grupo de Estudos Sobre Raça e Ações Afirmativas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Quilombos do Vale do Ribeira participam do Revelando São Paulo


Comunidades quilombolas de São Paulo vão mostrar suas expressões culturais no Revelando São Paulo, que começou neste final de semana e termina no próximo dia 19 de setembro.
O Espaço Quilombola é parte da programação permanente do Revelando São Paulo (www.revelandosaopaulo.org.br), festival de cultura tradicional paulista, que começou nesta sexta-feira, 9 de setembro.
Nove quilombos do Vale do Ribeira e litoral norte paulista(Caçandoquinha, Ubatuba; Mandira, Cananéia; Pedro Cubas, Eldorado; Fazenda Picinguaba, Ubatuba; Ivaporunduva, Eldorado; Nhunguara, Eldorado/Iporanga; Bombas, Iporanga; São Pedro, Eldorado; Reginaldo, Barra do Turvo) estão expondo peças de sua cultura material, vendendo artesanato e alimentos típicos. “A exposição é para mostrar os objetos de uso doméstico, cotidiano, das comunidades quilombolas. Tem pilão, canoa, os apas, esteiras”, explica Bico (Denildo Rodrigues), quilombola de Ivaporunduva que vai monitorar a exposição.
Além do estande para vendas e exposição, os quilombolas vão fazer apresentações culturais. No dia 15, se apresentam no palco principal do evento a Folia do Divino e o Quarteto de Viola Caipira, ambos da comunidade do Reginaldo da Barra do Turvo. A Romaria de São Gonçalo do quilombo Praia Grande, de Iporanga, foi convidada, mas ainda não confirmou presença.
A participação dos quilombos do Vale do Ribeira e litoral norte no festival contou com o apoio da Fundação Instituto de Terras (Itesp) e do ISA. A presença das comunidades no Revelando São Paulo é parte de um conjunto de ações que o ISA desenvolve para dar visibilidade ao patrimônio cultural dos quilombos do Vale do Ribeira.
Serviço: Revelando São Paulo
9 a 19 de setembro de 2011
Parque Vila Guilherme – Trote
Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n,
http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3405

Nenhum comentário:

Postar um comentário