O chamado “Encontro pela Vida, Solidariedade e Dignidade” vem sendo organizado pelo Tribunal Popular da Terra/MS (TPT/MS) em parceria com a Comissão Regional de Justiça e Paz (CRJP) e se realizará em 10 e 11 de novembro no Centro Social Rural de Indápolis, município de Dourados/MS.
O eixo do evento é Efeitos do Capital sobre os Povos da Terra e prevê a realização de três oficinas, um painel sobre analise de conjuntura, diálogos sobre a unidade, intercambio de experiências sobre o acumulo de lutas dos povos da terra, noite cultural, místicas, planejamentos, etc.
Oficinas
A oficina Agrotóxicos: Impactos; terá como facilitar o Prof. Zoy Fidelys da Costa da UEMS de Gloria de Dourados; sobre Processo Demarcatórios falará a antropóloga Katya Vieta; e a oficina Impacto Socio-Ambiental da Expansão da Cana de Açúcar no MS vai ser orientada por Vanilton Camacho, da Comissão Pastoral da Terra (CPT/MS) e Vito Comar da UFGD.
Em outro momento do encontro lideranças quilombolas, indígenas e camponeses vão expor sobre a realidade social, política e econômica dos Povos da Terra, a luta pela reforma agrária, luta na terra, e pela demarcação dos territórios. O encontro é considerado pelo TPT/MS a continuidade de um processo que se iniciou em 2011 e que busca a consolidação, fortalecimento e a unidade dos movimentos sociais no Estado, fundamentalmente das organizações e povos que tem a Terra como espaço essencial de subsistência e dignidade; a Terra como horizonte de vida e futuro; a Terra como território cultural e autonômico.
Fonte: Tribunal Popular da Terra/MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário