Grupo de Estudos Sobre Raça e Ações Afirmativas

Grupo de Estudos Sobre Raça e Ações Afirmativas

quinta-feira, 26 de julho de 2012


De Elisa Lucinda
Mulata Exportação 

“Mas que nega linda
E de olho verde ainda
Olho de veneno e açúcar!
Vem nega, vem ser minha desculpa
Vem que aqui dentro ainda te cabe
Vem ser meu álibi, minha bela conduta
Vem, nega exportação, vem meu pão de açúcar!
(Monto casa procê mas ninguém pode saber, entendeu meu dendê?)
Minha tonteira minha história contundida
Minha memória confundida, meu futebol, entendeu meu gelol?
Rebola bem meu bem-querer, sou seu improviso, seu karaoquê;
Vem nega, sem eu ter que fazer nada. Vem sem ter que me mexer
Em mim tu esqueces tarefas, favelas, senzalas, nada mais vai doer.
Sinto cheiro docê, meu maculelê, vem nega, me ama, me colore
Vem ser meu folclore, vem ser minha tese sobre nego malê.
Vem, nega, vem me arrasar, depois te levo pra gente sambar.”
Imaginem: Ouvi tudo isso sem calma e sem dor.
Já preso esse ex-feitor, eu disse: “Seu delegado...”
E o delegado piscou.
Falei com o juiz, o juiz se insinuou e decretou pequena pena
com cela especial por ser esse branco intelectual...
Eu disse: “Seu Juiz, não adianta! Opressão, Barbaridade, Genocídio
nada disso se cura trepando com uma escura!”
Ó minha máxima lei, deixai de asneira
Não vai ser um branco mal resolvido
que vai libertar uma negra:
Esse branco ardido está fadado
porque não é com lábia de pseudo-oprimido
que vai aliviar seu passado.
Olha aqui meu senhor:
Eu me lembro da senzala
e tu te lembras da Casa-Grande
e vamos juntos escrever sinceramente outra história
Digo, repito e não minto:
Vamos passar essa verdade a limpo
porque não é dançando samba
que eu te redimo ou te acredito:
Vê se te afasta, não invista, não insista!
Meu nojo!
Meu engodo cultural!
Minha lavagem de lata!
Porque deixar de ser racista, meu amor,
não é comer uma mulata!
(Da série “Brasil, meu espartilho”)

Dia 25 de julho: O dia da mulher-afro-latina-americana e caribenha



A partir de amanhã (24), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) participa de uma série de eventos para comemorar o Dia da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha. Durante as atividades, serão discutidas estratégias que fortaleçam o trabalho das organizações de promoção da igualdade racial e de gênero no Brasil.
Brasília: V Festival Afrolatinas
Tem início hoje (23), em Brasília, o V Latinidades - Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha. Durante sete dias serão realizados shows, oficinas e debates para dar visibilidade ao histórico de lutas e resistência da mulher negra na América Latina.
Amanhã, a diretora de programas da SEPPIR, Mônica Oliveira, participa da mesa que vai discutir a saúde integral da mulher negra. Segundo a diretora, atualmente, 60% das mulheres vítimas de morte materna são negras: "Durante a gravidez, as mulheres negras têm menos chance de passar por consultas pré-natal, seja por dificuldades de acesso, por falta de informação ou mesmo por discriminação nos serviços", explica.
Ainda no Latinidades, a gerente de projetos da SEPPIR, Eunice Léa de Moraes, participa do debate sobre emprego e renda. O relatório de Perfil do Trabalho Decente divulgado na última quinta-feira (19) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), revelou que jovens negras têm menos acesso à escola e ao trabalho. Na faixa etária entre 15 e 24 anos, uma em cada quatro jovens negras brasileiras não estuda ou não trabalha, esse número corresponde a 25,3% dessa faixa da população.
Este ano o evento homenageia a filósofa e militante Sueli Carneiro, fundadora do Geledés - Instituto da Mulher Negra. O tema da V edição do festival é Juventude Negra, que orienta os seminários e debates envolvendo profissionais negras latino-americanas e caribenhas e também africanas. A programação inclui a feira de afro-negócios, em que empreendedoras negras expõem seus produtos e serviços ao público. O encerramento terá apresentações artísticas e desfile de moda baseado nas vestimentas de religiões de matriz africana.
A escolha do tema Juventude Negra vem da necessidade de discutir os desafios enfrentados por esta parcela vulnerabilizada da sociedade que, infelizmente, constitui a principal vítima da violência urbana e tem sido alvo predileto dos homicidas e dos excessos policiais. No Brasil a juventude negra encabeça o ranking dos que vivem em famílias consideradas pobres e recebem os salários mais baixos do mercado. Encabeçam, também, a lista dos desempregados, analfabetos, dos que abandonam a escola antes de tempo e dos que têm maior defasagem escolar.
No contexto do festival, de junho a novembro de 2012, serão realizadas ações em São Paulo e em Brasília, no Complexo Cultural da República de 23 a 29 de julho, nas Regiões Administrativas do Paranoá, Varjão, Itapuã, Cidade Estrutural e no Presídio Femino Colméia.
Este ano a grande novidade do evento é a parceria com o Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília - que, juntos, vão realizar uma semana de grande shows no Museu Nacional de Brasília, de 23 a 29 de julho. Além do Cena Contemporânea, outra parceira é a Feira Preta SP, que acontecerá nos dias 28 e 29 de julho.
Outros Estados
A saúde da mulher negra também será tema de palestra realizada pela Prefeitura da cidade de Itajaí em Santa Catarina, a ser realizada na sexta-feira (27). "Nossa tarefa enquanto SEPPIR é levar informação e formação para essas atividades e é estratégico porque, informados, eles se articulam melhor para nos ajudar a mudar esses dados", explicou Mônica Oliveira.
No dia 26, a secretaria discute o cenário da Política de Promoção da Igualdade Racial para Mulheres com foco nas moradoras de Comunidades Tradicionais, no I Seminário Estadual de Mulheres de Comunidades Tradicionais, que será realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Espírito Santo.
A Secretária de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR, Ângela Nascimento, participa da oficina: Desafios da Interseccionalidade das Agendas de Cairo e Durban no Brasil: Cairo + 20 (1994) e Decênio das e dos Afrodescendentes das Nações Unidas (2012-2022) que será realizada em Curitiba de 27 a 29 de julho.
Com informações da Griô Produções e da Assessoria de Comunicação da SEPPIR

terça-feira, 10 de julho de 2012

IV Encontro Nacional de História: História, Racismo e Religiosidades Negras


As atividades de debate e reflexão sobre a produção historiográfica em temáticas específicas têm sido uma das preocupações dos Cursos de História (Bacharelado e Licenciatura) da UFAL. Tal preocupação significa, entre outros, proporcionar eventos que favoreçam a troca de ideias e informações, como também uma avaliação de diferentes teorias e métodos na História. Além disso, propõe-se também a ser um espaço que favoreça a criação de consciência social crítica, voltada para a atuação cidadã de seus estudantes e professores. 

Em 2012 elegeu-se como eixo central a temática “História, Religiosidades Negras e Conflitos”. Debater a temática dos processos históricos pelos quais passam a religiosidade negra no Brasil tornar-se-ia estratégico para a compreensão das necessidades sociais da luta pelos direitos de igualdade étnico-racial em nosso país. Em especial, destaca-se o resgate da memória histórica do evento do Quebra de Xangô, ocorrido em Alagoas em 1912. Este “marco histórico”, ao completar 100 anos de ocorrência, exemplifica a continuidade temporal da crise social do racismo no Estado brasileiro e na história local. Esta ainda é persistente nas estruturas de exploração da população negra em diferentes situações. 

Um esforço conjunto de reflexão deu-se na articulação dos grupos de pesquisa (LAHAFRO e NEAB) que se debruçam sobre tais problemas, junto às atividades da UNEAL (“Xangô Rezado Alto”) e ao IV Encontro de História da UFAL. Ali, através das mesas redondas e dos simpósios temáticos pretende-se contribuir com os debates nacionais de tão importante questão e de outras do interesse das pesquisas históricas atuais. Além de incentivar os interesses de pesquisa e ações educacionais para a elaboração de uma história brasileira antiracista.

Maiores informações: https://sites.google.com/site/lahafro/eventos