Grupo de Estudos Sobre Raça e Ações Afirmativas

Grupo de Estudos Sobre Raça e Ações Afirmativas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

RACISMO NÃO TEM GRAÇA!


Segue no link abaixo a carta do CEERT para o Programa Zorra Total, sobre a personagem "Adelaide", uma mulher pobre, que pede esmolas no metrô, negra e com baixa instrução.


Ninguém é contra humor, em ter uma postura alegre e positiva frente a vida. O problema é essa personagem causar risos em muitas pessoas. Lamento profundamente por muitas pessoas que se divertem com piadas que fazem pouco caso dos dilemas sociais, de negros/as, ou de pessoas que não tiveram instrução formal. Toda a luta do Movimento Negro tem sido na busca por valorização da população negra rompendo com estereótipos, e vem essa personagem buscando desligitimar todo esse processo.


E é racista, até porque a direção do programa faz questão de colocar falas em que a personagem reclama do seu cabelo, ou a personagem mostrando sua filha, a qual tem vontade de ganhar um "pente alisador" e que se auto-define como urubu.

Não entendo a defesa apaixonada que alguns fazem desse programa que há anos vem sendo um dos maiores veiculadores de homofobia, racismo, sexismo do Brasil. Fica até parecendo que não temos outras opções bacanas de diversão...

Liberdade de expressão deve sempre vir acompanhada de respeito.

Tem dúvidas se o programa é ofensivo para a população negra? Pergunte para as pessoas do seu lado para saber mais sobre isso, pergunte em especial para pessoas negras. A maioria das pessoas que defende esse programa jamais perguntou ou perguntará para pessoas negras como elas se sentem. Parece até o programa do Biau, que quer falar de racismo mas não escuta como que a população negra percebe isso ou como quer se definir.

Priscila Medeiros
Coordenadora do G.E.R.A.A.

Um comentário:

  1. Partilhamos a mesma opinião colega:

    http://marvinmatos.blogspot.com.br/2012/06/preconceito.html

    http://3.bp.blogspot.com/-f1CAz4289jY/T--2WCghdpI/AAAAAAAAAns/0hIKOC4HKyE/s1600/adelaide.jpg

    ResponderExcluir