Grupo de Estudos Sobre Raça e Ações Afirmativas

Grupo de Estudos Sobre Raça e Ações Afirmativas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

GERAA-2011



     O GERAA - Grupo de Estudos sobre Raça e Ações Afirmativas - surgiu em março de 2010 e é coordenado pela professora Priscila Martins Medeiros, do curso de Ciências Sociais, do campus de Campo Grande (MS). O grupo é integrado majoritariamente por estudantes de Ciências Sociais, mas em seus encontros também recebe acadêmicos de outras áreas, o que muito enriquece nossos diálogos. O GERAA mantém um acervo bibliográfico digital, que é constantemente atualizado e se encontra disponível para consultas. Os principais temas presentes no acervo são: racismo, ações afirmativas, quilombos, populações indígenas, movimento negro, intersecções entre raça, gênero e sexualidade. Parte do acervo, filmes, documentários, notícias e outros materiais interessantes estão disponíveis no blog do GERAA.
O grupo também produz o Boletim Informativo O Kilombo, desenvolvido em parceria com pesquisadores da UNEMAT, com publicações bimestrais e divulgação neste blog.
As principais pesquisas realizadas pelos integrantes do GERAA são:
. Ações Afirmativas com critério racial e Estado Brasileiro: diálogos e impasses na rediscussão do pacto social – pesquisa de doutorado cadastrada na PROPP/UFMS e no Diretório de Grupos do CNPQ e desenvolvida pela Profª Ms. Priscila Martins Medeiros  (PPGS/UFSCar).
Educação Quilombola: A implementação da Lei 10639/03 na Comunidade Picadinha – pesquisa de graduação da acadêmica Nayhara Almeida de Sousa.
. Ações Afirmativas para população negra em Mato Grosso do Sul – pesquisa de graduação da acadêmica Laiza Dayane Montania Vera.
. Ações afirmativas com critério racial: uma análise dos casos da UEMS e da UFMS, em Mato Grosso do Sul – pesquisa de graduação da acadêmica Osmarina da Cruz Rodrigues.
. Concepções do Racismo no município de Campo Grande: revivendo uma pesquisa clássica – pesquisa de graduação da acadêmica Jucilene Neves da Silva.
Além dessas pesquisas, o GERAA também coordena o projeto Formação Pré-Acadêmica: Equidade na Pós-Graduação. O projeto é financiado pela Ford Fundation / Fundação Carlos Chagas (Rio de Janeiro) e realizado em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que visa preparar candidatos a cursos de pós-graduação através de aulas sobre metodologia de pesquisa, orientação na elaboração de projeto, línguas estrangeiras e seminário de projeto. O projeto visa a capacitação de estudantes negros/as, indígenas, quilombolas, pessoas de baixa renda e moradores de áreas rurais para o ingresso em cursos de pós-graduação historicamente pouco frequentados por esses perfis de estudantes. 
 
Durante 2012 não estamos realizando os encontros quinzenais, os quais deverão voltar a normalidade a partir de 2013. Nos encontros debatemos textos básicos sobre relações raciais, monografias, conteúdos sobre o continente africano, assistimos filmes que abordem a temática e realizamos muito diálogo sobre racismo e sobre formas de promoção da igualdade em nosso dia-a-dia. Fiquem de olho no blog, onde divulgaremos a data de retorno dos encontros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário